Produtos destonalizados estão em alta. Mas nem todos entendem que a variação é proposital, deve ser harmoniosa e bem distribuída.
Sugerimos que misturem peças de várias caixas, mas sabemos que na obra não é feito assim.
![](https://static.wixstatic.com/media/cd8412_6e06a946f0ec4ce0a29cab329d277780~mv2.jpg/v1/fill/w_140,h_43,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/cd8412_6e06a946f0ec4ce0a29cab329d277780~mv2.jpg)
Algumas referências podem ter muitas faces, ou seja, desenhos ou intensidade de cores diferentes da tonalidade clara até a mais escura.
Como normalmente o comprador recebe uma única peça aleatória, ele pode entender que aquele é o padrão referencial. Ideal que um painel formado com uma caixa seja usado para demonstrar.
A tecnologia de impressão digital permite criar produtos com desenhos diferentes entre as peças, para simular produtos naturais. Aos desenhos diferentes damos o nome de faces.
![](https://static.wixstatic.com/media/cd8412_e9bb0a5458244b2b8f75aa366cfcf876~mv2.jpg/v1/fill/w_142,h_43,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/cd8412_e9bb0a5458244b2b8f75aa366cfcf876~mv2.jpg)
Quanto maior o número de faces, maior a variação de tonalidade e de desenhos, indicados como V1, V2, V3 etc. nos catálogos.
![](https://static.wixstatic.com/media/cd8412_ce32257af3064382a460d67653a740a0~mv2.jpg/v1/fill/w_140,h_29,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/cd8412_ce32257af3064382a460d67653a740a0~mv2.jpg)
Em alguns casos V3 podemos ter até 30 faces diferentes de uma mesma referência.
Como funciona?
👉 Uma grande pedra de até 9 m2 é fotografada por scanner gigante;
👉 O desenho é copiado na impressora digital da fábrica;
👉A medida em que as cerâmicas passam pela impressora, um sofisticado sistema computadorizado vai buscando posições diferentes da "pedra" fotografada.
Estas posições diferentes são as faces.
![](https://static.wixstatic.com/media/cd8412_3930156b52654a98b1b9107130455880~mv2.jpg/v1/fill/w_159,h_28,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/cd8412_3930156b52654a98b1b9107130455880~mv2.jpg)
Para conseguir efeito mais natural na hora do assentamento, basta seguir a seta que existe no verso da placa para que todas fiquem no mesmo sentido dos veios ou das nuances do desenho copiado.