top of page
  • Foto do escritorMarco Diehl

Variação de tonalidade

Atualizado: 9 de mai. de 2023

Produtos destonalizados estão em alta. Mas nem todos entendem que a variação é proposital, deve ser harmoniosa e bem distribuída.


Sugerimos que misturem peças de várias caixas, mas sabemos que na obra não é feito assim.

Algumas referências podem ter muitas faces, ou seja, desenhos ou intensidade de cores diferentes da tonalidade clara até a mais escura.


Como normalmente o comprador recebe uma única peça aleatória, ele pode entender que aquele é o padrão referencial. Ideal que um painel formado com uma caixa seja usado para demonstrar.


A tecnologia de impressão digital permite criar produtos com desenhos diferentes entre as peças, para simular produtos naturais. Aos desenhos diferentes damos o nome de faces.

Quanto maior o número de faces, maior a variação de tonalidade e de desenhos, indicados como V1, V2, V3 etc. nos catálogos.

Em alguns casos V3 podemos ter até 30 faces diferentes de uma mesma referência.

Como funciona?


👉 Uma grande pedra de até 9 m2 é fotografada por scanner gigante;


👉 O desenho é copiado na impressora digital da fábrica;


👉A medida em que as cerâmicas passam pela impressora, um sofisticado sistema computadorizado vai buscando posições diferentes da "pedra" fotografada.


Estas posições diferentes são as faces.

Para conseguir efeito mais natural na hora do assentamento, basta seguir a seta que existe no verso da placa para que todas fiquem no mesmo sentido dos veios ou das nuances do desenho copiado.




Comentários


bottom of page