Mancha d'água não é contemplada pelas Normas.
A norma brasileira que regulamenta a produção de cerâmica ABNT NBR 13.818/97 não prevê mancha d'água como um defeito. Após o assentamento é preciso esperar 72 horas para rejuntar, tempo necessário para que a umidade da argamassa evapore, conforme norma de assentamento ABNT NBR 13753 e NBR 13754.
A marcha d'água é um fenômeno provocado por:
- Vazamentos hidráulicos;
- Infiltração externa ou do solo;
- Falhas na impermeabilização;
- Rejuntamento fundo ou mal aplicado;
- Uso da simples colagem;
- Trincas, entre outros fatores.
Especificou produto padrão varejo (primeiro preço)? Fique atento!
Cliente precisa ser avisado que a mancha d'água pode ser visível, principalmente em banheiros.
A prevenção da mancha depende de capricho na execução do rejunte e ele precisa ser de boa qualidade.
Lembrar o comprador que o esmalte da cerâmica é 100% impermeável, mas os rejuntes ruins são porosos e deixam a água penetrar. A água que penetra escurece a massa cerâmica e a mancha se torna visível na superfície.
Por isso a Tecpar ajudou a desenvolver proteções extras contra manchas principiante acrescentando óxido de titânio no engobe (primeira camada da esmaltação) e nos esmaltes de recobrimento.
Temos três opções de proteção contra manchas:
👉 Maior proteção
Linha Técnica Incefra engobe titânio - não mancha
👉 Média proteção
Linha Técnica Ceral engobe aditivado - pode manchar um pouco, mas desaparece quando seca e pode ser evitado selando o rejunte
👉 Engobe comum
Linha Varejo Incefra e Ceral engobe comum (segue Norma e PSQ) - mancha pode ser mais intensa e exige atenção especial com a qualidade e aplicação do rejunte
A Tecpar também desenvolveu rejuntes resinados mais flexíveis (para reduzir rachaduras que permitem que a água penetre) – Villacol – menos porosos e com acabamento liso para evitar "água parada".
Cerâmicas Linha Técnica + mão de obra qualificada + Villacol = zero manchas d'água.