top of page
  • Foto do escritorMarco Diehl

Frente fria e descolamentos

Atualizado: 9 de mai. de 2023

A primeira frente fria do ano já provocou estragos em muitas obras que ainda insistem em usar argamassas inadequadas (dentro da Norma) e falta de cuidado e fiscalização durante o assentamento, principalmente em paredes e pisos expostos ao sol da tarde.

Vejam no detalhe o resultado de *cola ruim ➕ assentamento inadequado ➕ simples colagem (via úmida ou seca, cerâmica ou porcelanato):

O cenário é sempre assim: argamassa aderida na alvenaria e apenas "carimbada" no verso da cerâmica.


Quanto pior a argamassa, mais adere na alvenaria e menos na cerâmica. Explico:


Argamassa com pouco retentor de umidade "permite" que a alvenaria absorva rapidamente a água e os aditivos da argamassa. Assim, toda a água e os aditivos são "puxados" pela alvenaria e nada resta para a cerâmica "puxar" também. Além disso, a argamassa seca rapidamente e forma uma película que impede a aderência na cerâmica. Os cordões ficam apenas "desenhados" no verso da cerâmica e apenas o rejunte estará segurando tudo no lugar. Até que vem a frente fria e ocorre o tal estufamento.


Estudos envolvendo 220 obras onde ocorreram descolamento mostraram que mais de 90% dos casos poderiam ser evitados com o uso de argamassas adequadas ao sistema construtivo alvenaria estrutural com blocos e paredes de concreto.

Na grande maioria dos casos crônicos de descolamento houve formação de película que impede a aderência da argamassa no verso da cerâmica ou porcelanato.

Tudo por falta do aditivo retentor de umidade que evita a absorção rápida pela alvenaria da água, cimento e aditivos da argamassa.

Por isso, na totalidade dos grandes casos de descolamento, a argamassa fica 100% aderida na alvenaria e a cerâmica limpa!


A Villacol tem o "antídoto" para ajudar na prevenção de descolamento.

A fábrica adiciona grande quantidade de retentor de umidade para aumentar o tempo em aberto, o que retarda muito a formação da tal película.

Por isso, depois de muitos anos não registramos nenhum caso de descolamento em obras que adotaram a tecnologia Villacol.

Dupla Poderosa:

👉 Argamassa AC2 TEC

Aderência 1,5 MPa (norma é 0,5 MPa);

Ajuda a compensar alguns desvios de procedimento da mão de obra;

Tempo em aberto muito maior nas condições de obra para evitar a formação de película que impede a aderência na cerâmica;

Resistência ao deslizamento para evitar cisalhamento da argamassa aderida no verso da cerâmica principiante em paredes;

Maior elasticidade para "segurar" a cerâmica quando a alvenaria dilata ou retrai.

👉 Rejunte resinado

Mais aditivado e flexível ajuda a absorver as movimentações estruturais principalmente nos dois primeiros anos da obra quando existe acomodação rápida da alvenaria;

Atua como "amortecedor" entre as cerâmicas evitando que a tensão se multiplique a ponto de "estufar".

Tudo fabricado exclusivamente para construtoras em sua moderna fábrica bem ao lado das fabricantes de cerâmicas e porcelanatos de SP.

Acima resultado de aderência em uma mesma obra:

Descolamento fácil da cerâmica com argamassa ruim (A);

Cerâmica retirada aos pedaços onde foi usada Villacol AC2 TEC (B).

Precisa dizer mais?

As equipes técnicas da Tecpar e Villacol ajudam na análise e complemento do procedimento executivo já adotado pela construtora visando a prevenção de descolamento.

Saiba mais sobre o pacote de serviços Tecpar aqui.




Comments


bottom of page