top of page
  • Foto do escritorMarco Diehl

Dupla Colagem

Atualizado: 9 de mai. de 2023

As Normas de Assentamento recomendam dupla colagem para formatos maiores que 900 cm² de área, ou seja, 30cm x 30cm.


Lembram que falamos aqui que a curvatura permitida por Norma é até 0,5% do comprimento lateral da cerâmica ou do porcelanato? Ou seja, quanto maior o formato, maior é a curvatura.


Por isso, formatos pequenos podem ser assentados por simples colagem, por terem curvatura menor. E formatos maiores, por terem curvatura maior, precisam de mais argamassa para compensar a tal curvatura. Por isso a dupla colagem.

Além da curvatura da cerâmica ou porcelanato, a dupla colagem pode ser necessária em qualquer formato se o nivelamento da alvenaria for ruim. Vai precisar de mais cola para compensar desníveis + curvatura e ao desfazer os cordões batendo com o martelo, para que os cordões sejam esmagados e haja cola suficiente evitando vazios.


Simples assim.


E como “as paredes não mentem” é fácil identificar erros de assentamento. Fica tudo registrado, basta remover uma placa.


Quando falta argamassa, mesmo que o azulejista bata com o martelo, a cerâmica encosta na argamassa, mas retorna. Por isso fica aquela marquinha de argamassa no verso da cerâmica e rapidamente concluem que a cerâmica não adere, que a argamassa não presta.


A tal marquinha é deixada pelo toque do cordão de argamassa. Encostou momentaneamente, deixou sua marca e voltou à posição inicial por falta de argamassa.


Repito! A cerâmica permanece encostada apenas nas laterais e no centro já estará descolada desde o início. Por isso o desenho do verso da cerâmica fica carimbado na argamassa, mas ela nunca esteve aderida.


O que ocorre depois que a cerâmica recupera a curvatura inicial é a formação de película que vemos em 100% das ocorrências graves de descolamento. Assim, mesmo argamassas mais aditivadas para aumentar o tempo em aberto acabam perdendo aderência exatamente onde ocorreu o vazio. Menos área de contato entre argamassa e cerâmica = descolamento.


Solução?


Não existe uma fórmula padrão. Cada obra tem seus desvios de procedimento.


Então, sempre recomendo avaliar junto com os azulejistas, simples ou dupla colagem, tamanho de dentes da desempenadeira e adotar um padrão para todas as frentes.

Basta retirar uma cerâmica recém aplicada e verificar o preenchimento no verso.


Abaixo vídeo da NTCA (National Tile Contractors Association) demonstrando a correta aplicação da argamassa em porcelanatos:




Commentaires


bottom of page