top of page
  • Foto do escritorMarco Diehl

Cordões Cruzados

Atualizado: 9 de mai. de 2023

Alguns “peritos” contratados pelas construtoras ainda insistem em recomendar o assentamento dupla colagem com cordões cruzados, ou seja, na alvenaria em um sentido e no verso da cerâmica ou porcelanato no outro sentido.


Assim, por mais que o azulejista bata na cerâmica, o ar continua preso, não tem como sair e os cordões não são esmagados, formando bolsões de ar que diminuem drasticamente a eficiência da colagem.


Só joga argamassa fora, uns 3 a 4 kg de argamassa por m².


Qualquer azulejista sabe que não funciona, mas “está no procedimento do perito…”. Se o ar não sai, a argamassa não preenche vazios.

Mais ou menos como quando tentamos colocar um adesivo e as bolinhas de ar ficam presas.


Outros “peritos” também recomendam “pentear” a argamassa em vários sentidos. Piorou! O ar fica “perdido”, cheio de vazios e o tal som toc, toc.


Daí dizem que o problema da má aderência é culpa da cerâmica.


Se necessário fazer dupla colagem, o cordão na alvenaria e atrás da cerâmica devem ser no mesmo sentido permitindo que o ar seja expulso quando as placas são batidas para desfazer os cordões esmagando-os para preencher todos os vazios.


Simples assim.


E sabem o que é pior? Para conseguir maior preenchimento com os dentes cruzados recomendados pelo “perito” o azulejista coloca muito mais água para deixar a argamassa mais “mole”. Daí, os aditivos da argamassa são “lavados” perdendo a eficiência de colagem e favorecendo a formação de película.

É só retirar uma peça recém colocada para confirmar que assim, além de piorar a aderência, estão jogando argamassa fora.


Vejam a diferença no assentamento abaixo de grandes formatos com uma equipe bem treinada + boa argamassa colante (Villacol grandes formatos - super aditivada, mais flexível, aderência muito acima das argamassas comuns).

1. Argamassa espalhada na alvenaria com desempenadeira de dentes altos e sempre no mesmo sentido para permitir que o ar saia e o cordão seja esmagado;

2. Argamassa "frisada* no verso da placa com desempenadeira de dentes mais baixos sempre no mesmo sentido dos cordões da alvenaria para "encaixarem melhor" e garantir total preenchimento sem vazios, mesmo usando menor quantidade de argamassa;

3. Bater bem com o martelo de borracha para esmagar cordões de argamassa e eliminar todo o ar retido;

4. Preenchimento total, aderência garantida e tchau descolamento e retrabalho!


Lembrando que a quantidade de argamassa necessária está diretamente ligada ao nivelamento da alvenaria e formato da placa. Alvenaria mal nivelada precisa de mais argamassa e uso de desempenadeira de dentes mais altos.


Tem que testar! Cada caso é um caso.


Inicia com dentes mais baixos, retira a placa, se houver vazios, usa dentes mais altos e assim por diante.


Em simples ou dupla colagem o que realmente interessa é a ausência de vazios.




Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page